a) Seguir rigorosamente a norma NBR 13.103 (adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível). A instalação só deverá ser executada por TÉCNICO CREDENCIADO RINNAI.
b) A colocação do aparelho, da chaminé e os ajustes necessários devem ser realizados por técnicos credenciados, assim como as instalações dos equipamentos agás.
c) A chaminé deve ser instalada voltada para o exterior da edificação com a utilização de materiais específicos para esse fim.
D = Distâncias Mínimas Laterais – 15cm
O serviço CREDENCIADO RINNAI mantém em estoque material adequado para instalação da chaminé.
d) A altura entre o aparelho e a saída da chaminé deve estar dentro da norma especificada pelo fabricante. (Figura2).
e) Aconselha-se a instalação de 1m de tubulação de água quente (CPVC ou cobre) na entrada do aquecedor caso haja retorno involuntário de água.
f) Em locais onde existe probabilidade de congelamento da água da tubulação, é necessário colocar isolamento térmico na entrada e saída de água. E se o aparelho ficar sem uso, drenar a água do aparelho e tubulação. O aparelho deve estar em operação em intervalos inferiores ao tempo de congelamento da água, caso contrário, é necessária a drenagem da água.
g) O aquecedor deve ser instalado em recinto com, no mínimo uma abertura de ventilação permanente, onde a mesma deverá conter a área igual ou maior que a da saída do diâmetro da chaminé. (conforme figura2).
h) O registro de água para acionamento deve estar a jusante (após) ao aparelho, se o registro estiver a montante (antes do aparelho) a pressão a jusante deve sempre ser superior a 3mca.
a) O comprimento máximo da chaminé deve ser de três metros, veja as características referente a número de curvas de 90º em “CaracterísticasTécnicas”.
b) Instale o aparelho em local incombustível, que apresente requisitos de segurança contra incêndios. Não deve instalar o aquecedor em superfície de madeira, mesmo com isolamento térmico.
c) Utilizar duto de chaminé individual de 80 mm a 100 mm (obrigatório o uso de adaptador) resistente a corrosão, obrigatório o uso de abraçadeira. (Figura3)
d) A vedação da chaminé e uniões deve ser garantida para que não tenha retorno dos gases ao aparelho.
Verificar se está tudo em ordem, se os materiais de fácil combustão estão distantes do aquecedor, se não há vazamento nas conexões e tubulações de água fria, quente e gás (com espuma).
a) Acione a tecla “LIGA”.
b) Abrir totalmente o registro de água quente e verificar se o aquecedoracendeu.
c) Após 15 segundos, fechar o registro de águaquente
d) Repetir os passos “b” e “c” e verificar.
Terminado o acionamento, se não for utilizar o aparelho imediatamente, feche o registro de gás e água.
Verifique se os registros de água fria (2) e de gás (1) estão abertos, e se a tensão elétrica (3) está de acordo, em seguida conecte o plugue na tomada.
Ao conectar o plug na tomada, o aparelho entrará em modo stand-by automaticamente. Ao abrir a torneira de água quente, o mesmo entrará em funcionamento automaticamente, poderá ser notada a presença da chama pelo visor localizado na tampa frontal do aparelho, indicando a operação.
Para desligar o aparelho, feche a torneira de água quente. Mesmo após o seu desligamento, a ventoinha do aquecedor continuará funcionando por, aproximadamente um minuto.
Este aparelho possui a função solar, com temperatura máxima da água de entrada em 50°C. Realizando o desligamento automático quando a temperatura da água de entrada ultrapassa aproximadamente 3°C da temperatura selecionada e retorna ao funcionamento com aproximadamente 6°C abaixo da temperatura selecionada. O ajuste do aquecedor nesta condição deverá ser realizado por TÉCNICO TREINADO E CREDENCIADO PELA RINNAI.
a) O controle permite a programação de 16 temperaturas diferentes conforme segue: 35 - 37 - 38 – 39 – 40 – 41 – 42 – 43 – 44 – 45 – 46 – 47 – 48 – 50 - 55 e60ºC.
b) Ao ligá-lo pela primeira vez a temperatura será de40ºC.
c) Para ajustá-la basta escolher a temperatura desejada e acionar as teclas de controle de temperatura para AUMENTAR e para DIMINUIR até a temperatura desejada aparecer no visor digital.
d) Caso haja interrupção do fornecimento de energia, ao retornar, a temperatura no controle de temperatura será a mesma da últimaprogramação.
O comprimento máximo do cabo do controle é de 50m, incluindo os cabos dos controles adicionais.Sãopermissíveisousodeaté3controlesremotosdestacáveis(aligaçãodos mesmos deve ser feita em paralelo).
NOTA: O ajuste de temperatura pode ser feito com o aparelho em operação (35º - 43ºC) e com o aparelho parado (35-60ºC).
O tempo para estabilização da temperatura no aquecedor é de aproximadamente 9 segundos.
CUIDADOS
Evite abrir demasiadamente a água fria, para que não ocorra choque de pressão.
Se houver ducha higiênica, mantenha os registros sempre fechados.
Na interrupção prolongada de uso (ausência por motivo de viagem) deve-se fechar bem o registro de gás, e desconectar o plugue da tomada elétrica.